Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Fia (feira internacional de artesanato)...

Hoje fui à Fia... aquela feira de artesanato que há na Fil, parque das nações. Se forem a correr talvez cheguem lá antes de dia 13 e consigam entrar...

Eu não gosto muito de lá ir, costuma estar muita gente e temos de andar quilómetros para ver as exposições todas. Ao todo são 3 pavilhões de 1.200 m2 cada, é muita exposição...

Sempre foi tradição ir lá todos os anos portanto lá fomos nós. Aquilo tem um lado secante, mas também é engraçado... Os pavilhões estão distribuídos por zonas e cada zona é respectiva a um continente... portanto, aquilo é um bocado ver uma parte da cultura de cada país á volta do mundo durante umas horas...

As exposições estão expostas em "barracas" e quase todas as peças de artesanato estão à venda... Cada vez que vocês se aproximam de uma barraca aparece logo um tipo ou uma tipa do outro lado a cumprimentar-vos como se fossem um colega de infância... Também convém saber falar inglês porque a maior parte dos artesãos não fala português... Tudo o que devem saber para se safar é o seguinte:

yes- sim

no-não

Com isto já têm garantida uma tarde bem passada...

A primeira pessoa de destaque a passar por mim, embora ela não tenha reparado, foi uma artesã de nome Alice Diniz que foi minha professora de Atelier há uns anos atrás. Apesar de não ter entrado em contacto com ela, foi engraçado vê-la por lá...

Ao entrar no pavilhão 2 passo por uma barraca que se encontra na zona da Ásia... Quando dou por mim tenho um velho de 60-70 anos a esticar a mão para mim e para o meu pai. Nós, que somos pessoas de princípios, apertamos-lhe a mão. O homem fica todo contente e diz:
"Áfroum Tibete" que significa "I'm from Tibete" acho eu...

Aquilo acaba por ser divertido ver os artesãos/vendedores que vêm de todo o mundo, com costumes diferentes, atitudes diferentes... Uns vão a correr para vocês todos alegres outros ficam com esta cara atrás do balcão:


Havia lá um gajo que estava com uma uma cara dessas e foi bastante divertido de observar... Ele destacava-se dos outros vendedores; primeiro, porque era um branco no meio da zona de África; Segundo, tinha os seus 20-25 anos; Terceiro, tinha cara de intelectual... e como já disse estava com uma cara de tédio profundo... Ah! e tinha uma cara de intelectual também...

Também reparei lá num tipo negro da zona de África que estava deitado a dormir atrás do balcão da sua barraca... Qualquer cliente que se aproximasse via o gajo a dormir contra a parede... e estava mesmo a dormir!!! ou morto...

Encontrei lá também o artesão Xico Nico Peniche que não faço a mínima ideia quem é... Mas achei piada ao nome...

Havia lá gente "preta", "mais ou menos preta", "doce de leite", "meia de leite" e "azul" que eram os gajos da barrada de Marte (seca...).

Estava lá também essa actriz que tem o chupa gigante azul e amarelo, é logo a primeira...

Ela estava com um chapéu e uns óculos escuros mas eu topei-a... por acaso foi a minha irmã que reparou mas isso não interessa para nada...

Eu não vou recomendar uma ida lá, porque é bastante provável que vocês achem aquilo uma seca do caraças... mas se quiserem arriscar aquilo até 13 de julho está a funcionar...

Boa noite e até amanhã...

1 comentários:

RaquelAlexandra disse...

Era para ter ido com uma vizinha minha! Mas acabei por não ir. Acho engraçado ver o artesanato e cultura de outros países.
E é uma tarde bem passada sim senhora.
:)