Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como fazer um lago de jardim. (parte 1)

Boas
Certo dia estava a pensar: "deixa cá ver o que ei-de fazer?"
Até que me surgiu uma ideia: "Um lago!!"
E comecei a desenvolver o projecto...

Eu já tinha um pequeno lago preto daqueles que se compram já inteiros com 150 litros, mas eu queria algo como deve de ser, um lago digno do nome lago. Mas para isso era necessário construir um...

Para fazer algo decente, isto é tudo o que vão precisar:

(acho que dá pa ler..)

Este lago vai consistir simplesmente numa cova forrada de lona impermeável.

Tendo em conta que não temos lona em casa precisamos de ir procurar (lógico). Hoje de manhã fui ao "Leroy Merlin" em busca da lona. Segui em direcção à zona e jardinagem e encontrei lá um rolo de plástico preto que servia perfeitamente para as minhas intenções. O problema é que esse plástico que lá estava tinha o preço de 25€ cada 6m2, o que não me era nada conveniente pois teria de gastar 75€ para levar quantidade suficiente para cobrir a área que tinha em mente.

Eu até poderia gastar esses 75€...nem acho muito para um lago com mais de 3.500 litros, mas como tinha visto na net um tipo que fez um lago do género por 11€ (!!!??) eu estranhei o preço. Então fui à zona de materiais de construção e acabei por trazer aqueles plásticos pretos que se usam nas obras! Acabou por sair 40m2 por 22€. Apesar de o plástico ser mais fino, 40m2 eram suficientes para dobrar em dois e ficar reforçado.

O plástico preto está na foto, dobrado.

Agora que já têm o plástico, marquem o sítio onde querem o lago com pedras ou mesmo uma corda.

A escolha do sítio onde vão colocar o lago é importante.
Certifiquem-se que o local onde o lago vai ser construído tem uma parte ao sol e outra a sombra. Apesar de na foto o lago estar quase todo ao sol isso só acontece aquela hora. Nas outras horas as árvores que estão lá perto cobrem uma parte do lago dando-lhe sombra.
Evitem árvores por cima do lago, isso vai enche-lo de folhas e sujá-lo num instante.

Se o lago tiver uma exposição ao sol prolongada, convém que este tenha uma profundidade de no mínimo 50cm para a água não aquecer facilmente.

Agora é uma questão de arrancar a relva dessa zona e começar a cavar que nem um boi. Não sejam demasiado bois... podem acertar nalgum cano que esteja enterrado. Tenham cuidado com isso quando começarem a cavar.

Essa tarefa é chata e estoirante, eu pedi uma mãozinha ao meu pai e mesmo assim fiquei umas 4-5horas a cavar e acartar baldes de terra para outra zona do jardim. Cada balde leva uns 20kg ou mais de terra.

Aconselho que tenham à mão uns suplementos energéticos e água. No final bebi mais de 1L.

4-5h mais tarde....:


Entretanto foi ligeiramente alargado, e amanha talvez seja prolongado mais um bocado.

O trabalho ainda está muito longe de estar terminado. Ainda precisa de ser muito cavado...

Isto foi o que eu fiz hoje, nas próximas partes vou mostrar como acabar o lago e montar uma pequena queda de água para dentro do mesmo. Depois ainda vem a parte de colocar flora e fauna.

Até amanhã

Como fazer um lago de jardim (parte 2)

16 comentários:

Anónimo disse...

gostava de saber se sempre correu tudo bem com o lago.
o que eu queria era fazer um, um pouco maior, mas para colocar patos. vim à procura na net e acabei por vir aqui parar.
gostava de saber se é possível fazer dessa forma, um lago de 8x5x1.
gostava de saber se é mesmo preciso colocar os tapetes ou se simplesmente bastará colocar os plásticos e as lonas.
um abraço

JOAOTHA disse...

Sim correu tudo bem com este lago...
Sim, é possível fazer um lago deste tipo para patos e com essas dimensões embora seja necessário lona própria para lagos que é muito, muito mais cara...
Como eu disse no post, eu usei plastico preto dos que se usam nas obras porque apenas ia por peixes e algumas plantas e por isso, não precisava de algo muito resistente... simplesmente que me contivesse a água...
Mas no teu caso será mesmo necessário lona de lago que custa cerca de 20€/m2 se não me engano... mas tem o triplo da espessura do que o que eu usei...

Quanto aos cobertores, não são obrigatórios, simplesmente os coloquei para prevenir que alguma pedra que não tivesse sido retirada, furasse o plástico... Mas se usares a tal lona própria para lagos, talvez não seja necessário..
cumps

Anónimo disse...

Ola...adorei sua explicação. Estou cavando um buraco em minha chácara para em breve fazer o laguinho decorando meu jardim. Fiquei com uma dúvida quando você fala em "colocar água se quiser manter os peixes vivos". E se eu não colocar água, além de peixes mortos o que mais poderei colocar no lago? Aguardo sua explicação e desde já obrigada. Beth - SP, Brasil.

JOAOTHA disse...

Uma metrelhadora e assim já ficas com uma boa trincheira de 1ª guerra mundial...

Anónimo disse...

Nossa uma metralhadora!!!! Mas será que seu colocar a metralhadora dentro do buraco que foi cavado, quando eu disparar um tiro, ele não vai bater na parede lateral do buraco e voltar me atingindo???? Ainda penso que colocar agua para manter os peixes vivos é mais interessante!

Anónimo disse...

Ola querido....desculpe pelas brincadeiras é que nós do Brasil somos assim...gostamos de brincar! Mas olha, de verdade, adorei sua explicação e já estou cavando o buraco, mas farei bem lentamente...só vou inicar a colocação do fundo ano que vem, pois agora estou me preparando para passar minhas férias em Albergaria-a-Velha-PT. Beth-SP-Brasil

Anónimo disse...

Pois, os brasileiros são assim. Devagar devagarinho, la para 2020 começas a por as plantas e quando tiveres 70 anos telefonas ao sr. da loja para te vir trazer umas carpas num saquinho e morreres a dar-lhes pao sentado numa cadeirinha...vai brincar com a tua mae! Veado!

Anónimo disse...

Mas senso de humor mais sem graça desse portugues ai de cima, ó joão, dexa de ser trouxa,seja brasileiros ou portugueses tem direito de realizar uma brincadseira saudável não é mesmo? agora num blog de respeito e renomado um palavriado tão ofensivo e covarde tem limites não é mesmo? oras pois, rsrsrs

JOAOTHA disse...

"ó joão, dexa de ser trouxa"
Não fui eu que fiz o comentário, aliás também o achei excessivo...

Anónimo disse...

Gostei muito das suas ideias para o laguinho. Gostaria de acompanhar a execução do mesmo até o final (você continuará postando os próximops passos?). É que gostaria de também fazer um laguinho no meu jardim e estou pesquisando formas econômicas e práticas na net.

JOAOTHA disse...

Eu acabei por ficar pela parte 2...

http://www.naodigo.com/2008/07/como-fazer-um-lago-de-jardim-parte-2.html

...mas acho que o mais importante foi mostrado. O resto, colocação de fauna e flora, é uma questão de gosto pessoal.
Este lago custou-me 22€, dúvido que consigas encontrar formas mais económicas que esta :)

Unknown disse...

oi meu querido estou endecisa sobre como trca a agua do lago e a lona de quanto tempo ela dura na agua bjs e adorei

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Oi meus queridos! Cá esta a brasileira de bem com a vida e sempre a brincar com vocês. Meu laguinho está ficando lindo, e feito por mim mesmo. Devagar e sempre e tenha certeza que vou vê-lo pronto antes de morrer. Já estou com 78 anos de idade, força de 40 e espírito de 20. Quando ele estiver prontinho disponibilizo as fotos. Um abraço!

Susana disse...

Acho a ideia fantástica. Quero fazer um lago e vou seguir os primeiros passos. Gostava de ver o resultado final e saber como se muda a água.

Anónimo disse...

Oi,achei maravilhosa a ideia mas,
não consigo visualizar o dia seguinte..
vc pode me mandar no e-mail o quanto vc gastou,e tal...?
suzzygressilva@hotmail.com
ou
revistaseuespaco.com.br