Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como e o que escrever para um blog?

Boas

Eu já tenho perguntado a algumas pessoas se têm blogs e muitas dessas pessoas respondem:
- Não tenho ideias...
E também já me têm perguntado:
-Como é que tens tantas ideias para escrever todos os dias?

Eu acho que a maior parte das pessoas não cria o seu blog por uma destas razões:
1- Acha complicado criar o blog (não é)
2- Dá trabalho escrever (não dá)
3- É difícil ter ideias (não é)
4- Rouba tempo útil (não rouba)
5- São estúpidas e preferem ver televisão (correcto...)

Embora eu não seja ninguém para estar a dizer como escrever para um blog, a partir do momento em que se aprende pode-se ensinar, e se tivesse encontrado este texto há uns tempos iria de certeza ajudar-me...

Escrever para um blog não é a mesma coisa que escrever um texto para a vossa professora de português. Quando escrevem para num blog estão a escrever para um público e não para aquela pessoa... a não ser que seja mesmo essa intenção.


(...)

1- A primeira coisa que devem fazer é definir um público para a vossa escrita e tipo de artigos...
Se quiserem escrever para gente jovem é conveniente escrever coisas estúpidas, porque é isso que a generalidade da gente jovem gosta... Se o vosso objectivo é escrever coisas de interesse para os pais dos jovens então é melhor optar por um texto mais formal...

Eu tento escrever como falo... Acho que isso é importante. Escrever coisas do género:

A minha opinião pessoal é que a filosofia é o conjunto de considerações de índole especulativa que se fazem acerca de assuntos sobre os quais ainda não é possível ter um conhecimento exacto.

Sim, isso é filosofia de 10º ano... escrito para jovens de 15-16 anos...

Eu acho que o uso de vocabulário simples e concreto é o mais importante. As pessoas devem ler e perceber à primeira o que acabaram de ler...
Na minha opinião aqueles blogs com textos filosóficos escritos por adolescentes a passar pela crise da adolescência são no mínimo secantes... Eu não gosto e acho que a percentagem de gente que aprecia esse estilo de escrita é mínima.

2-Eu acho que fazer textos gigantes (os meus não são assim tão grandes!!!!), sem parágrafos, sem imagens, é um convite para o leitor abandonar o blog. Eu acho que o aspecto visual do texto incentiva as pessoas a ler. Eu coloco sempre mais de uma imagem engraçada que esteja minimamente em contexto com o texto, para compensar o tamanho dos mesmos..

(o que é que estas gajas têm a ver com "escrever para um blog"??)

3- Acho que falar em não dar erros ortográficos é desnecessário... Todos nós sabemos que se escrevermos sem erros os textos ganham mais veracidade (??) ninguém leva axériuh pexoas que falaum com extax pcariax k até cuhxtam a ler... É claro que dar um erro ou outro é inevitável, eu dou erros... é impossível não dar erros a não ser que sejam avós com o 4º ano... As vezes também acontece os dedos serem mais rápidos que o cérebro e aparecerem "plvaras detes gnero"...

4- Usar o blog para o fim que foi criado (diário online) é estúpido, ninguém quer saber se vocês estão contentes ou infelizes porque aconteceu cozido ou assado... Os blogs cada vez mais são fontes de entretenimento e informação. As pessoas usam-nos porque criar um site pode dar trabalho e ser dispendioso e com um blog podem fazer quase tudo o que fariam com um site...
Tentem abordar assuntos que achem interessantes e dominem minimamente...

5- Tentem ser originais naquilo que fazem, ser original vai atrair de certeza muitos leitores para o vosso blog, evitem fazer cópias do que já existe...

6- E escrever sobre o quê exactamente??
Quando criei este blog sabia exactamente o que ia fazer... já tinha tinha uma ideia do tipo de blog que ia ser. Escrever sobre vários assuntos minimamente interessantes não é fácil, mas arranjar ideias para esses textos é! Eu nunca fui um tipo com falta de criatividade, tenho ideias que são facilmente "desenvolviveis". Mas se vocês não forem uns inspirados por natureza podem simplesmente procurar na internet, existem montes de novos assuntos que aparecem todos os dias desde noticias interessantes, um novo recorde lançado, um novo gadget à venda, um novo filme, música, novela, um vídeo que achem cómico, novos softwares, qualquer coisa que achem interessante vai interessar a outros também!

Mas escrever para um blog não é só pôr os outros felizes e contentes... criar posts deve acima de tudo ser divertido para o autor... Eu gosto de escrever novos posts... Apesar de ser eu o autor acabo geralmente por aprender qualquer coisa engraçada e interessante...

É de evitar criar um blog para depois fazer posts do género:
Olá, não sei o que hei-de escrever, estou sem ideias hoje..
ou
Só vim para dizer que não vou escrever nada...

Isto é ridículo... criar um blog para não escrever nele ou deixa-lo desactualizado durante anos é inútil... Se querem fazer um blog façam-no sabendo o que vão fazer...

Eu acho que desenvolver um blog é a mesma coisa que ter um "tamagochi"... começamos por cria-lo sem nada, depois vamos -lo a crescer... a aparecer no google, começar a ter pessoas vindas de fora que lêem e comentam os nossos posts, ver o número de visitas a aumentar... eu acho que isso é giro...

E vocês pensam:
-"Então e se eu faço textos assim, e depois não aparece ninguém para o ler"?

A verdade é que se vocês fizerem textos bons e regulares (actualizar o blog regularmente é importantíssimo), mais tarde ou mais cedo irão começar a aparecer pessoas para visitar o blog! O que os motores de busca gostam é de conteúdo, e quanto mais conteúdo de qualidade tiverem no vosso blog mais probabilidade há de aparecer bem posicionado nos motores de busca... Eu começo a receber dezenas de visitas de pessoas que foram ao google pesquisar imagens de piercings, recortadores, cortes de cabelo etc...

Este blog tem aproximadamente 1 mês e já tem dezenas de visitas diárias! Ainda não é muito para um blog/site de sucesso mas com este tempo de vida e já aparecer nos primeiros lugares do google quando usam certas palavras chave é muito bom mesmo!

Podem criar os vossos blogs aqui:
Sapo.pt - http://blogs.sapo.pt
Blogger.com - http://www.blogger.com (recomendo)
Wordpress - http://wordpress.com/ (também é muito bom)
Blogsome - http://www.blogsome.com/
My Blog Site - http://www.myblogsite.com/
Bloglines - http://www.bloglines.com/

Espero que tenha sido minimamente útil! Até amanhã!

2 comentários:

RaquelAlexandra disse...

este blog está bastante interessante e divertido!
parabéns! ;)

Anónimo disse...

Este post está óptimo, é talvez o melhor artigo que já li sobre blogar com pés e cabeça ;)