Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como fazer um terrário para reptéis! (parte 3, o final)

Finalmente chegamos à terceira, última e mais interessante parte da saga "Como construir um terrário para répteis!"

No último post, tínhamos ficado pelo envernizamento da madeira com bondex... Neste, vamos:
- Montar os suportes para as lâmpadas e fazer as ligações dos fios eléctricos.
- Colar os pedaços de esferovite de forma estratégica.
- Preparar e usar o cimento-cola e o gesso
- Cortar, pintar e colar as calhas que vão fazer deslizar os vidros.
- Montar as portas.
- Pintar o cimento e gesso.

No ultimo post o terrário estava assim:

O que vamos fazer agora, é colar os pedaços de esferovite que partimos em formas irregulares no último post. Para isso, arranjem uma fita cola ou fita adesiva e façam uns rolinhos para colar nos dois lados.

Depois, comecem a colá-los no fundo do terrário.
Quanto mais irregular ficar, melhor aspecto terá o produto final! Deixem uns 2-3cm entre cada pedaço de esferovite.

E depois de ter colado alguns:

(para que não fiquem todos da mesma altura, colem bocados de esferovite em cima de outros maiores, como está na foto)

Depois de ter feito essa face, fui preparar o gesso para deixar a "marinar" enquanto ia encaixar os suportes das lâmpadas...

Abri o saco, pus o pó para um balde e fui juntando água até ficar uma pasta grossa:


Depois de ter mexido bem, deixei o gesso no balde durante um bocado para ficar bem empapado...

E fui para as lâmpadas...

Procurei na garagem fichas velhas de electrodomésticos ou cabos inúteis que pudesse aproveitar... acabei por encontrar muitas mais do que precisava...

Cortei a parte que me interessava e descarnei os cabos.
Os suportes das lâmpadas não têm ligação à terra, por isso, vamos descartar o fio verde/amarelo. Apenas ligamos o azul e castanho...

Fazemos um furo na parte de cima e enfiamos o fio lá para dentro (é aí que vão ficar as lâmpadas).

Já lá dentro, fazemos as ligações e fixamos (com parafusos) os suportes ao "tecto".

Como podem ver, o fio verde não está ligado...

Repetimos esta operação para o outro suporte, que vai ficar logo ao lado:


Quando acabei isto, 10 minutos depois, voltei ao gesso para começar a aplicá-lo. Mas eis que surge o primeiro imprevisto!!!

O gesso, em dez minutos, secou completamente!! Já estava em pedra e não havia salvação... foi dinheiro desperdiçado.

O gesso não é muito caro, portanto, não nada de grave...

Tive de ir ao Bricomarchet que fica relativamente perto de casa e comprei 5kg de cimento-cola... isto foi perto de 2,50€.... (o cimento-cola dura um dia ou dois para ficar completamente seco, de certeza que não iria ter problemas como o gesso)

A história de preparar a papa, voltou a repetir-se...

Depois de termos essa pasta e colarmos os pedaços de esferovite nas outras faces, vamos começar a aplicá-la... Vamos "forrar" os pedaços, assim:

Tive de pedir á minha irmã que tirasse as fotos, tinha as mãos todas badalhocas...

E depois de estar tudo bem passadinho:


Nos suportes das lâmpadas, vai ficar uma de Ultra violeta (que se vende em lojas de animais) e uma normal de 100w só para dar calor...

Como as lâmpadas de UV não devem ficar afastadas mais de 30cm do animal e o terrário tem 50cm de altura, fiz uma espécie de 1º andar...

Como, por experiencia própria, posso dizer que o réptil vai passar a maior parte do seu tempo no spot (zona mais quente do terrário, por baixo da lâmpada de 100w) coloquei a lâmpada de UV a apontar para lá também...

Para fazer esse 1º andar usamos o mesmo método, ou seja, esferovite e cimento-cola:

e cobrimos com o cimento (cuidadosamente, para não desabar tudo):

Já podemos ver qualquer coisa...
(os furos dos respiradouros podem ser tapados desde que não se esqueçam de passar com o berbequim outra vez...)

Depois disto vem a parte mais gira!! Pintar!

Devemos usar tintas não tóxicas, tipo aquelas de pincel para usar em telas...

Eu fui à arrecadação ver o que lá tinha de tintas desse género e encontrei lá um verde claro e cor de rosa... bem.. se verde e vermelho dá castanho, então rosa e verde deve dar algo nesse tom...

Consegui fazer um castanho-alaranjado-arosado...
Só tive de comprar um cinzento (cor da pedra) que custou uns 2,55€...

Podem ver que na próxima foto já estão coladas as calhas... basta cortá-las à medida, e colá-las direitinhas com um bom silicone que agarre plástico à madeira!

Por esta altura já estamos muito perto do final!!

....

No dia seguinte

....

Para que esteja a 100% temos de colocar os vidros nas calhas (na verdade eu encaixei a calha de cima já com os vidros postos, eles não caberiam lá se tivessem as 4 postas).

E depois de estar tudo limpo e os acabamentos finais feitos...

Voilá!!!!



Espero que tenham gostado!

Como fazer um terrário para répteis (Parte 1)
Como fazer um terrário para répteis (Parte 1.5)

18 comentários:

RaquelAlexandra disse...

ficou um espectáculo!

Anónimo disse...

Muito bom!
Parabéns

Anónimo disse...

Gente, ri muito com a história de nosso amigo, valeu pena cara ficou o maximo. Vou até fazer um igual.

Anónimo disse...

Parabens cara. Servira de inspiraçao com certeza para meu terrario. Muito obrigado!

Anónimo disse...

boa tarde
reparei que disse que tinha feito um para a sua tartaruga.. vou ter uma sera que me poderia enviar fotos e dicas?
obrigada
taniaisabelmiguel@gmail.com

Thiago disse...

Pow brother estou fazendo um terrario pra minha corn snake e estou usando este tutorial, mas estou com umas duvidas de como foi colocada essa porta sera que tem como vc fazer um tutorial novo pra essa parte e que e de dificil vizualiçao a entrada do vidro e como introduzir as calhas...

Ah quase me esqueço o terrario ta massa!

JOAOTHA disse...

Encaixar as portas é uma das tarefas mais faceis e rápidas... primeiro compra uma calha que tenha duas passagens numa loja de bricolage. Corta-a com as dimensões das faces onde a vais colar. Cola os bocados da calha cortada na face de baixo e dos lados e deixa a de cima por colar. Depois pega no bocado de calha que nao colaste (o da parte de cima) e coloca-o na parte de cima da tua porta (nao te esqueças que a tua porta são dois rectangulos de vidro, por isso coloca logo cada vidro nas respectivas passagens da calha. E finalmente cola a calha de cima já com os vidros encaixados nas mesmas. Espera um dia para a cola ou silicone secarem e terás uma porta deslizante.

É importante lembrares-te que se o terrário tem 1m de comprimento então cada vidro deslizante deve ter 55cm para que se possam sobrepor no meio do terrário quando fechados.

Anónimo disse...

Bom, depois de ler isto e ter alguma experiencia com barbudos aqui vai a minha critica.
Com tanto produto e verniz e cola que foi usado ai duvido que isso fique inodoro (incomodo humano) e 100% inerte para o barbudo. Comprar um terrario em vidro e forra-lo a esferovite pintado e umas quantas pedras la dentro dariam o mesmo efeito ou melhor e não muito mais caro.
A lampada de 100w é ridicula no contexto de aquecimento. Existem lampadas proprias de aquecimento, as lampadas de ceramica que ao contrario dessa lampada não desperdiçam o que estao a gastar em luz, e sim em calor. E se o dragao for bebe (ate aos 5 meses) num terrario desse tamanho não se vai aguentar com menos de 150w (ceramica) e dependendo da temperatura ambiente 200w não seria disparate nestas dimensoes. A lampada uv estar a menos de 30cm é desnecessario desde que a lampada esteja dentro do terrario sem vidros ou acrilicos entre a lampada do animal. Para a lampada ceramica devem ser usados bons fios(nao fios velhos da garagem) e casquilho ceramica, pois os de plastico rapidamente queimam e cheiram mal quando aquecem.
Os vidros deveriam ter pegas que se consegue facilmente com um furo feito com broca de vidro e um puxador comprado numa loja. De resto, o terrario esta bonito. Parabens!
Não leve a minha critica como destrutiva e sim uma critica construtiva que pretende informa-lo/ajuda-lo a si e a outros que leiam este post.

JOAOTHA disse...

Obrigado pela crítica, mas quando comecei a construir o terrario já estava consciente dessas informações. Como já disse no post, há já algum tempo que cuido de repteis e lhes construo os terrarios, pelo que tenho conhecimento de quais os materiais que resultam e nao resultam. O verniz só foi aplicado na parte de fora e ficou a "secar" durante alguns meses. A tinta utilizada na parte de dentro é à base de água do género dos guaches e aguarelas pelo que não apresentam nenhuma toxicidade. Quanto à lâmpada de 100w concordo que uma de cerâmica fará melhor o trabalho de aquecimento, mas a de 100w ilumina também o interior com uma luz quente que fica esteticamente mais apelativa. Além disso, tendo em conta que o terrario se encontra bem isolado, o calor que a lâmpada gera é mais do que suficiente para corresponder aos valores exigidos pelo dragão barbudo no ambiente e no spot. O terrário foi construído para acolher um dragão barbudo juvenil, pelo que não haverá problema quanto às dimensões. Mais uma vez agradeço a crítica, foi bastante informativa e bem fundamentada.

Anónimo disse...

olha esse terrario tambem da para mamiferos tipo ouriços ,esquilos,amsters etc e que eu tava a pensar em ter um ouriço mas acho que o teu terrario esta muito bacano . entao fico a espera da resposta

JOAOTHA disse...

Sim, um terrario deste género dá para qualquer tipo de animal desde que se tenha em consideração a variação das dimensões e temperaturas.

Anónimo disse...

Uma lâmpada de cerâmica de 100watts chega perfeitamente. Tenho dois terrarios de 100x60x50 com lâmpadas de 100w e não tenho qualquer problema.

Cumps.

Anónimo disse...

O terrário ficou mutio fixe .
Gostava só que me dissesses onde e que arranjaste os suportes para as lampadas . Suponho que aguentem com uma lampada de 100w, certo ?

Rubynho disse...

Boas, continuem sem perceber muito bem a parte das calhas. explica-me so uma coisa. como compraste o vidro a medida??? quero mesmo fazer um tambem ^^

Raqkel disse...

o terrario ficou msm excelente, mas tem q ter em conta que um terrario destes para uma corn, como ja li ai em cima, tem que ser readaptado, pois elas sao bastante "curiosas" e se as lampadas estiverem assim expostas, elas puderam ter queimaduras bastante graves.
O melhor a fazer é vedar as lampadas, ou ate mesmo a parte de cima do terrario, com rede do genero da mosquiteira, para elas nao terem "curiosidade" em passar para cima..

De resto mt bom mesmo.

Anónimo disse...

passero seu terrario ficou o maximo tenho ki fazer um agora para minha iguana filhpte verde fui.............vou a gora comprar os objetos e outros complementos ...vlw mano

Unknown disse...

Valeu cara, vc com certeza foi uma expiração, ficou maravilhoso!

Unknown disse...

Quero fazer um terrário de vidro mas tenho algumas dúvidas .como é que o eide de o fazer