Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como fazer um terrário para reptéis! (parte 1)

Quem me conhece pessoalmente deve saber que gosto bastante de animais de estimação... tenho algumas espécies de repteis, anfíbios, mamíferos e peixes (de água fria e quente). Ontem tive o dia ocupado com mais um dos meus projectos... tive a construir um terrário para a minha próxima aquisição, de nome Pogona Vitticeps, mais conhecido por Dragão barbudo(sim, é engraçado..) que é o reptil da imagem.

Estes lagartos atingem mais de meio metro, por isso, será necessário fazer um terrário espaçoso (para quem nunca ouviu falar em terrário, é o "aquário" dos animais terrestres), com as dimensões de 1m x 50cm x 50cm e será feito em medeira de Pinho.

Já tinha construído um aquário de 100l e 2 terrários (este é o 3º), por isso, acho que posso dizer que já tenho alguma experiência... para dizer a verdade o primeiro terrário que fiz teve alguns erros de planeamento mas acabou por ficar bastante razoavelmente bem...

Já cheguei a usar MDF (não é madeira, mas sim tábuas de cartão comprimido) que apesar de ser extremamente resistente a pancadas é frágil no toca a humidades... Também não é muito trabalhável... os pregos não agarram bem, e os parafusos se não forem bem finos, rebentam com aquilo tudo... Tem a vantagem de ser baratuxa..

Também usei contraplacado para fazer uma espécie de terrário para a minha tartaruga terrestre (testudo horsefieldi)... É extremamente barato e serviu perfeitamente para o que eu queria fazer...

E finalmente, desta vez, irei usar madeira de pinho... Não é tão barata como a MDF (mas é bastante acessível) mas resiste bem à humidade e é muito melhor para trabalhar...
A madeira que eu usei para este terrário, já cortada, custou perto dos 30€... não é nada de especial para um terrário destas dimensões...

A primeira coisa que devemos fazer antes de comprar as madeiras, é calcular as medidas... Não basta pedir tábuas do tamanho das faces do terrário... temos de ter em conta que a madeira tem a sua espessura, e portanto, devemos contar com essa espessura e descontar nos lados necessários para que todas as faces encaixem perfeitamente... Se calhar não fiz entender...

Eu ainda pensei usar apenas cola branca, mas como esta madeira é facilmente pregavel, usei pregos... O que vamos fazer nesta primeira fase, é uma simples caixa de madeira aberta..


Como eu fiz isto sozinho e não tinha lá ninguém para segurar na tábua de cima, tive de a apoiar numa cadeira de maneira a mante-las equilibradas enquanto as pregava... Se tiverem alguém que vos quiser dar uma ajudinha são capazes de ter o trabalho facilitado...
Essas duas faces são a base e parte de trás.
Metam uns 4 ou 6 pregos...

Este passo é o mais complicado... depois de terem duas ou 3 tábuas juntas é sempre a andar..


Mais uma face posta...
Prega-las por esta ordem é mais fácil...


Depois de terem pregado a 5ª e última face, terão algo deste género:...



Por esta fase já podemos ver qualquer coisa semelhante a um terrário, apesar de o trabalho mal ter começado...

Para que o substrato (material usado para cobrir o fundo) não saia cá para fora ao abrir as "portas deslizantes", que serão de vidro, convém pôr uma pequena "barreira" de aproximadamente 5-10cm de altura, como podem ver na foto em baixo.


Para essa barra, já não usei pregos... dessa vez foi cola branca. A força é suficiente para pegarem no terrário pela barra...

Podem agora passar com um verniz ou bondex pela parte de fora do terrário para deixa-lo mais bonito e proteger a madeira...
Para já ainda não fiz isso... talvez mais tarde.

Antes de estar concluída a montagem básica, comprei uns cantos de madeira , também feitos de Pinho, para tapar as cabeças dos pregos e quaisquer eventuais imperfeições que tivessem ficado à vista... usei cola branca...

Usei um serrote de metal (por ter uma lâmina mais fina) para cortar os cantos à medida


Para que os cantos encaixem, devem ser cortados na diagonal... Depois de bem colados, mal se nota o espaço entre o "encaixe"....

E um vértice já encaixado...:


Isto foi o que eu fiz hoje... não adiantei mais nada.
Apesar de parecer praticamente concluído aos olhos do leitor comum, ainda falta bastante... esta foi a construção da "caixa" em si... Num futuro próximo mostrarei a colocação das portas deslizantes de vidro, a decoração etc...

Até ao próximo!

2º Parte

3º Parte

2 comentários:

RaquelAlexandra disse...

estou curiosa para ver o "a seguir" :D
O animal, é lindo!!

Anónimo disse...

Bem... não sei bem como vim para aqui (acho que foi de escrever no google "contruir um terrário para gecko") mas sei que tá uma explicação do best :) deste-me uma grande inspiração... o problema é que eu a martelar acerto em tudo menos nos pregos :-D