Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como fazer um terrário para reptéis! (parte 1 e meio)

Eu não vou chamar parte 2, porque apesar ter trabalhado qualquer coisa, não fiz muitos passos e portanto não vou considerar isto uma parte inteira...
Apesar disso, decidi fazer um post para irem acompanhando os trabalhos "em tempo real"...

No último post de "como fazer um terrário para répteis", pregámos e colámos as madeiras para montar o terrário em si, e acabamos por ficar pela colagem dos cantos... como podem ver na imagem ao lado....

Nesta segunda fase iremos fazer as entradas de ar; envernizar e arranjar a madeira; e ver e preparar os materiais para a terceira fase!

Para esta parte preparem-se para:

Utilizar o berbequim do vosso pai...
Cagar as mãos e unhas todas...
Eventualmente, estragar uns pincéis...
Ir ao AKI ou Leroy Merlin gastar mais 11€ numa lata de bondex, um saco de cimento-cola e umas placas de esferovite...

O terrário tem de ser minimamente bem isolado para que se consiga manter a temperatura lá dentro... mas também é conveniente que o animal que lá vai ficar, respire...
Para isso, é necessário fazer uns respiradouros nas faces laterais, um em frente ao outro, de forma a que haja corrente de ar...

Eu queria fazer isso pela forma mais lógica... usando uma serra "tico-tico" (uma serra eléctrica com uma mini lâmina) abria-se uns rectângulos(direitinhos) nas faces laterais, e depois aparafusava-se uns respiradouros (grelhas) de plástico pela parte de fora....

Acontece que estava perto do bricomarchet, e portanto, fui la averiguar quanto custavam esses respiradouros que procurava... a parte chata é que pediam por uma merda de plástico, 5€, ou seja, um para cada lado, 10€...

É que aquilo não passa mesmo de um bocado fininho de plástico com uns cortes para passar o ar... eu não estava com vontade de gastar denheiro nisso, por isso, improvisei uns furos certinhos (com um berbequim e uma broca de madeira), que deram um ar mais natural e serviram lindamente para a função de respiradouros...



Depois de passar com uma lixa para regularizar a superfície, acabou por não ficar nada mal... e saiu mais económico...

Desde que usem uma boa broca, isto faz-se em segundos...

Depois disto, é altura de preparar a madeira para aplicar o verniz!

Façam uma lixadela geral, com uma lixa grossa... quando isso tiver pronto preparem-se para "pintar"...

Eu vou usar uma lata de bondex de cor castanha clara... isso encontra-se em qualquer superficie de bricolage e custa uns 8€...
Apesar de eles dizerem na embalagem que é fácil de aplicar, eu não acho... o bondex é um verniz grosso e se não for logo bem espalhado, fica bastante irregular acabando por dar um efeito ranhoso...

Podem usar um pincel grosso, ou um rolo (eu uso os dois ao mesmo tempo)

Convém forrar o chão à volta da base do terrário para não ficar sujo...

Eu vou dar suas demãos de bondex com intervalo de 24h entre cada uma...


Já tem outra classe... mas nada como levar uma segunda demão, 24h mais tarde...




Agora peguem nas placas de esferovite e partam em bocados irregulares, diferentes formas e tamanhos...
Tal como mostram as imagens (se tiverem esferovite de diferentes espessuras, o resultado final irá ser melhor!):

(na imagem de cima, podem ver: uma placa de esferovite, um pacote de cimento-cola e dois suportes para lâmpadas que vamos utilizar na próxima parte)

(cimento cola, ou gesso, mais os bocados de esferovite)

Hoje não fiz mais nada! Já estava a escurecer, e portanto, parei os trabalhos para continuar amanhã...

Eu sei que agora estão a questionar-se: "para que raio serve o gesso e o esferovite"...
Eu não vos vou dizer... amanhã verão. O que eu vos posso garantir, é que essa, vai ser a melhor parte!!!

Prometo que vai ser giro!!!

Até amanhã!!

Parte 1
Parte 3

5 comentários:

RaquelAlexandra disse...

estou desejosa de ver o bichinho :P

Anónimo disse...

Isso poderá ser utilizado com um cágado??? Estou curioso pois o aquário actual está a ficar pequeno... mas teria de ter água.

Fico a aguardar resposta :)

joao disse...

Pode...

pegas no actual "aquario" que tens para a tartaruga (eu tenho quase a certeza que é daqueles de plástico com uma "ilha" no meio) e enterras no substracto que puseres no terrário...

Ou seja, a camada substracto (por exemplo pedras de aquário) tem de ter a altura do aquario de plástico, para que o cubra por completo. Depois é só encher com água, para que fique ao nível das pedras...

Se calhar não me fiz entender, se tiveres alguma dúvida pergunta...

Anónimo disse...

Está a ficar bastante porreiro.

Eu para já ainda tenho a minha corn snake no faunarium, no entanto ainda vou decidir se compro ou se faço um terrário em casa.

:P

joao disse...

Eu recomendo que faças um! É divertido, sai mais barato, e fica exactamente como tu queres! Este acabou por ficar em aproximadamente 85€ já com todos os extras! Logo à noite vou fazer o último post da saga "como construir um terrário para repteis!", o produtcto final ficou interessante...