Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como tirar fotos macro economicamente

Há uns tempos fiz um tutorial para um blog de fotografia sobre como conseguir fotos macro com alguma qualidade sem necessidade de uma objectiva própria para isso. Entretanto o blog sobre fotografia acabou e eu recuperei este artigo para re-postá-lo no NãoDigo.

Esta técnica apenas funciona em máquinas Reflex!

Todas as máquinas reflex que se vendem no mercado vêm com a possibilidade de serem compradas sozinhas, ou com uma objectiva "base" uma 18-55mm. Esta objectiva pode ser considerada uma grande angular. Ou seja, abrange um grande campo de visão.

Esta é uma das objectivas mais baratas da canon, se n a tiverem aconselho a comprar. Arranjam por menos de 90€ e tem uma qualidade bastante razoável para o seu preço.

Apesar de ser uma boa grande angular, aparentemente não tira fotos macro. A distancia a que foca o objecto é relativamente longa e como não tem zoom considerável, o objecto fica sempre um bocado distante.

Mas na verdade esta objectiva tem uma capacidade macro impressionate basta fazer umas pequenas modificações e criar uma objectiva inversa.

Ao virar a objectiva ao contrario, o resultado inverte-se!
Ou seja, em vez de ser grande angular e abranger um grande campo de visão, faz o contrario, o campo de visão diminui para algo minúsculo podendo captar detalhes macrometricos!

Assim, seria necessário segurar a objectiva com a mão, visto que como está ao contrário, o encaixe na máquina ficaria para fora. Alem disso, a objectiva fica sem qualquer automatismo, o foco deixará de ser automático para passar a ser manual.

No entanto, uma forma de segurar a objectiva na maquina sem a ter-mos de segurar com as mãos. Não, não é fita-cola...

Façam o seguinte:



A máquina vem com uma tampa de plástico amovível.






Retirem a tampa da máquina, e cortem como ta na imagem. Ficam com uma argola, que tem o encaixe ( o plástico é duro, se tiverem um ferro de soldar e tarefa facilita-se, o ferro esta a ferver, basta encosta-lo ao plástico que derrete. Depois é só ir fazendo isso a volta do circulo).






Peguem a tampa recortada e colem na parte da frente da objectiva com o encaixe para fora, lógicamente. Agora basta encaixar a parte da frente da objectiva na máquina pelo encaixe da tampa recortada, para terem a objectiva ao contrário. Usem supercola.

Agora podem usar a objectiva de duas formas, basta desencaixar de um lado e encaixar do outro, para o tipo de fotos que quiserem.


Os resultados:



Esta foto foi tirada com a objectiva encaixada da forma normal, sem alterações. Ela não consegue focar mais perto que isto!

Agora vamos virar a objectiva, usar o nosso encaixe artesanal e apontar para os mesmos mosquitos...



Interessante, não?

Se tiverem alguma dúvida, perguntem!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Só há um problema com isto, a máquina tem de reconhecer a lente, que tem um mecanismo de encaixe próprio. sem esse mecanismo ela não tira fotografias

Anónimo disse...

Eis uma boa questão.