Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como tirar fotos macro economicamente

Há uns tempos fiz um tutorial para um blog de fotografia sobre como conseguir fotos macro com alguma qualidade sem necessidade de uma objectiva própria para isso. Entretanto o blog sobre fotografia acabou e eu recuperei este artigo para re-postá-lo no NãoDigo.

Esta técnica apenas funciona em máquinas Reflex!

Todas as máquinas reflex que se vendem no mercado vêm com a possibilidade de serem compradas sozinhas, ou com uma objectiva "base" uma 18-55mm. Esta objectiva pode ser considerada uma grande angular. Ou seja, abrange um grande campo de visão.

Esta é uma das objectivas mais baratas da canon, se n a tiverem aconselho a comprar. Arranjam por menos de 90€ e tem uma qualidade bastante razoável para o seu preço.

Apesar de ser uma boa grande angular, aparentemente não tira fotos macro. A distancia a que foca o objecto é relativamente longa e como não tem zoom considerável, o objecto fica sempre um bocado distante.

Mas na verdade esta objectiva tem uma capacidade macro impressionate basta fazer umas pequenas modificações e criar uma objectiva inversa.

Ao virar a objectiva ao contrario, o resultado inverte-se!
Ou seja, em vez de ser grande angular e abranger um grande campo de visão, faz o contrario, o campo de visão diminui para algo minúsculo podendo captar detalhes macrometricos!

Assim, seria necessário segurar a objectiva com a mão, visto que como está ao contrário, o encaixe na máquina ficaria para fora. Alem disso, a objectiva fica sem qualquer automatismo, o foco deixará de ser automático para passar a ser manual.

No entanto, uma forma de segurar a objectiva na maquina sem a ter-mos de segurar com as mãos. Não, não é fita-cola...

Façam o seguinte:



A máquina vem com uma tampa de plástico amovível.






Retirem a tampa da máquina, e cortem como ta na imagem. Ficam com uma argola, que tem o encaixe ( o plástico é duro, se tiverem um ferro de soldar e tarefa facilita-se, o ferro esta a ferver, basta encosta-lo ao plástico que derrete. Depois é só ir fazendo isso a volta do circulo).






Peguem a tampa recortada e colem na parte da frente da objectiva com o encaixe para fora, lógicamente. Agora basta encaixar a parte da frente da objectiva na máquina pelo encaixe da tampa recortada, para terem a objectiva ao contrário. Usem supercola.

Agora podem usar a objectiva de duas formas, basta desencaixar de um lado e encaixar do outro, para o tipo de fotos que quiserem.


Os resultados:



Esta foto foi tirada com a objectiva encaixada da forma normal, sem alterações. Ela não consegue focar mais perto que isto!

Agora vamos virar a objectiva, usar o nosso encaixe artesanal e apontar para os mesmos mosquitos...



Interessante, não?

Se tiverem alguma dúvida, perguntem!!

Os monstros de Travis Louie

Apresento-vos um dos trabalhoso mais curiosos que, na minha opinião, passou por aqui no blog. O artista chama-se Travis louie e produz obras de arte no mínimo bizarras... todos os seus quadros feitos em acrílico, são retratos de pessoas "monstrificados" ou animais personificados que vivem no seu mundo imaginário.
Pessoalmente, acho estes quadros impressionantes. A arte de Travis Louie diz-me qualquer coisa...





























Para mais informações e trabalhos do artista, visitem o seu site oficial http://www.travislouie.com/

Espelho de madeira

Apesar de teoricamente esta tecnologia ser muito complexa, na prática é muito simples. Várias cameras ocultas medem a exposição a que um objecto se encontra da luz, essa informação é analisada por um processador e de seguida enviada para o espelho que faz rodar cada uma das suas células no ângulo certo para produzir a sombra correcta compondo uma imagem por contrastes.

O seu criador (na foto em cima)

Se até agora não acharam esta invenção nada de especial, vejam no vídeo a impressionante velocidade de resposta deste espelho de madeira:


Conhece o Grafitti Inverso

Bem-vindo ao mundo do graffiti inverso, onde as ferramentas do artista são materiais de limpeza e o inimigo são os elementos: vento, chuva, poluição e degradação. É uma forma de arte que remove poeira ou sujidade, em vez de adicionar tinta. Alguns acham intrigante, bonita e imaginativa, enquanto que outros olham-na da mesma forma que os tradicionais graffitis - uma completa falta de respeito pela lei.

Nome verdadeiro, Paul Curtis, nome artístico Moose, é o grande pai do Graffiti inverso . Ele tem feito a limpeza das ruas do Reino Unido há mais de 10 anos. Usando detergente e uma escova de arame, ele trabalha com anunciantes para criar mensagens inovadoras e slogans que inevitavelmente se transformam em obras de arte. Um dos seus mais recentes trabalhos, o Reverse Graffiti Project, esteve em São Francisco, em parceria com Green Works, para promover um limpador à base de plantas.







No Brasil, Alexandre vê a sua obra como uma forma de transmitir uma mensagem que a maioria das pessoas ignoraria em condições normais. Alguns anos atrás ele adornou um túnel de São Paulo, com uma série de crânios para lembrar aos motoristas o impacto negativo que as suas emissões têm sobre o planeta. As autoridades brasileiras foram alertadas mas realmente não poderiam fazer nada uma vez que Alexandre se encontrava a limpar o túnel.

No ínicio acabaram por lavar a parede onde se encontrava a obra do artista, mas este acabou por continuar na parede oposta obrigando à lavagem do túnel inteiro. No final as autoridades acabaram por mandar limpar todos os tuneis da cidade...